O Porto Musical 2011

Acabou de acabar o Porto Musical 2011. No último dia `a tarde eu sentia um frio estranho na espinha, um vazio estranho no peito. E uma sensação de plenitude diferente. O Porto Musical 2011 foi muito significativo. Foi realmente a edição mais especial de todas.

Quando criamos o Porto Musical, na época eu ainda era da Astronave, criamos tudo junto com a WOMEX, o nome inclusive quem deu foi o Presidente da WOMEX, Christoph Borkowsky. A idéia de fazer antes do carnaval, a simbologia de juntar dois produtos altamente exportáveis de Pernambuco, a música e a tecnologia, e fazer tudo isso na época mais maluca do ano, período de carnaval.

Tínhamos um acordo estratégico inicial que chamamos assim: 2005 – Ano “Ready” ( tudo pronto, vamos fazer) ; 2006 – Ano “Steady” (ok fizemos, ora de se firmar) ; 2007 – Ano “GO” (Ok, firmou, agora vamos pro futuro) . Depois desses 3 anos novamente nos reuniríamos para falar dos próximos 3. Mas, no ano “GO” fomos soterrados pela primeira edição da Feira Música Brasil. Ficamos feridos, sem fôlego, justo no ano mais importante. Caímos, desfalecemos, mas, não morremos. Com muita luta, conseguimos fazer a quarta edição, fora de tempo, fora de época, em junho de 2009. Mas, ela foi bacana também. No entanto, queríamos voltar para os planos iniciais: realizar o Porto Musical antes do carnaval, para isto não dava para fazer em 2010. Nos preparamos e fizemos então a quinta edição agora.

O especial desta edição foi ver que o evento apesar de não ter acontecido nem em 2008 nem em 2010, manteve seu nome e seu atrativo. Conseguimos trazer gente de 10 diferentes países para Recife, muitos ainda estão por aqui e devo encontrá-los em algum bloco, em algum show durante o carnaval. Sem dúvida, o Porto Musical foi muito legal para todos que participaram, para nós que o realizamos e também, para nossa cidade, para nosso Estado. Quem conseguiu perceber isso e aproveitar bem isso, sabe do que estou falando. Lamento que alguns parceiros não souberam aproveitar este momento melhor, lamento por perceber que a única contrapartida que eles tiveram do Porto Musical foi uma logo nas peças do Porto. Uma pena, um desperdício. Lamento por não ter visto eles circulando pelas palestras, por não ter marcado reuniões com eles e gestores, instituições do mundo todo que estiveram aqui e poderiam ter contribuído com um intercâmbio, uma troca de idéia. Lamento por esta visão tão pequena, tão limitada. Queria dar uma contrapartida muito maior aos parceiros que apoiaram o Porto Musical, do que uma simples marquinha no rodapé. Queria contribuir para o acréscimo das perspectivas, para a ampliação das visões. Mas, não posso fazer isso, querendo sozinha. Eles tem que querer também.

De qualquer forma, fica a sensação gostosa de ter visto outros parceiros circulando em todas as conferências, dançando e curtindo os shows, sentando comigo para um café, onde pudemos conversar in loco sobre o futuro do evento, sobre aquela movimentação, sobre os intercâmbios e trocas possíveis. Ficou a sensação feliz e a constatação de que os participantes que vieram por conta própria de outras partes do Brasil e do mundo, curtiram, aprenderam, trocaram e aproveitaram o máximo possível do Porto Musical. Isso tudo me faz ver que o futuro está e deve estar cada vez mais na mão de quem sabe dar valor ao Porto, sabe apreciá-lo e a entender seus objetivos, práticas e charme. Vou parar para pensar como posso cada vez mais depender menos de quem não entende nada disso e depender mais de quem entende o tamanho dessa coisa toda.

Um comentário sobre “O Porto Musical 2011”

  1. Eu queria ter participado mais. Queria muito poder estar mais perto e ter visto com meus olhos mais um sucesso do Porto Musical.
    Pude ir em sua primeira noite de shows, vi o tamanha da festa e como é bom ver que no meu Estado tem tamanha organização e profissionalismo.
    Não estive em corpo, mas estive em formato de pensamentos positivos e muito trabalho.
    Posso responder por toda a equipe da Pianolab que nunca fomos tão livres, tão bem compreendidos e tratos como fomos nesse projeto.
    Vida longa ao tão forte Porto Musical!
    Beijo em todos, obrigado e até o ano que vem. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *