Porto Musical

O Porto Musical é um encontro para profissionais de música no Brasil. Com seminários, speed-meetings, mesas-redondas e shows.

Consolidada e com visibilidade internacional no calendário bienal de profissionais dos dois setores, estimula a criação de redes, troca de conhecimentos, contatos e geração de negócios. O evento é formatado por conferências que ocorrerão no Cine Teatro Apolo-Hermilo, no Bairro do Recife, na Torre Malakoff ficam as salas de produção, imprensa, internet, salas de reuniões e encontros, criando uma circulação histórica dentro do Bairro do Recife Antigo. Os showcases, gratuitos na Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife, mostram ao público geral e em especial aos participantes do evento as tendências musicais para os mercados brasileiro e internacional.

A relevância dos convidados e das discussões são pilares do Porto Musical. Desde sua primeira edição, em 2005, importantes nomes do espectro da cultura promovem debates, encontros e ações transformadoras para os cenários locais, nacionais e internacionais, visto que tanto os expositores quanto o público que participa das conferências movimentam tal mercado. O Porto Musical reúne representantes de selos, gravadoras, sites,  artistas, promotores e agentes musicais, festivais e instituições culturais, gestores públicos e privados, além de  pessoas interessadas nas novas tendências do mercado da música. O encontro de profisisonais propicia não só a qualificação dos mesmos para trabalharem seus produtos e serviços, mas a realização de negócios durante os dias de evento, afirmando um intercâmbio profissional para a difusão da música.

O formato do Porto Musical, baseado nas conferências e mesas redondas, permite o destaque ao conteúdo trazido pelos palestrantes que, alem de exporem seus conhecimentos, participam da troca de informações com o público durante todo o evento, fortalecendo as discussões que colocam em pauta a economia da cultura e sua importância para o desenvolvimento do setor da música no Brasil e no exterior. Falam e ouvem no Porto Musical profissionais brasileiros que lançam produtos para o exterior e estrangeiros que trazem produtors para o mercado brasileiro, tecnólogos com novas plataformas ligadas à música para o mercado, estudiosos, peesquisadores e acadêmicos que trabalham temas ligados à música, comunicadores da cultura, imprensa, poder público e privado, artistas, entre tantos outros.

As chamadas speed meetings, ou reuniões rápidas, são oportunidades onde participantes tem acesso direto, em rápidas conversas individuais, previamente agendadas, com conferencistas ou profissionais da área de música para assuntos de interesse específico. Dessa forma, estreitamos as relações de negócios entre os profissionais, que podem trabalhar seus produtos com exclusividade. Por fim, o shows realizados em praça pública mostram artistas da musica brasileira e internacional, promovendo sua difusão e comunicação. Dessa forma, os elementos que compõem a programação do Porto Musical atuam em função do entendimento da natureza e dos processos que caracterizam o mercado cultural.

Alguns nomes de destaque das edições do Porto Musical: Peter Hvalkof (Roskilde Festival), Danni Colgan (Sydney Festival (Austrália), Bruno Boulay (França/Brasil), Octavio Arbeláez (Colômbia), Nelson Motta (Brasil), André Midani (Síria/França/Brasil), Paulo César de Araújo (Brasil), Rémy Kolpa Kopoul (França), Makoto Kubota (Japão), Bryn Ormrod (Reino Unido), Bill Bragin (EUA), Arto Lindsay (EUA/Brasil), Claudio Marinho (Brasil), Gerald Seligman (EUA), BIXIGA70 (São Paulo – Brasil), Grupo Bongar (Pernambuco – Brasil), Combo X (Pernambuco – Brasil), Felipe Cordeiro (Pará – Brasil), Lindigo – Ilha da Reunião, França, Curumin – SP, Mad Professor – ING.

A realização do Porto Musical é assinada pela Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais em cooperação com a WOMEX (uma das maiores convenções de música do mundo) e Porto Digital (reconhecida organização social com mais de 100 empresas incubadas no Bairro do Recife). O patrocínio é do BNDES e apoio do Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife.

Links

Site: www.portomusical.com.br
E-mail:  portomusical@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/portomusical
Twitter: www.twitter.com/portomusical
https://www.flickr.com/photos/portomusical/